Com quase dez anos de existência, a AABG (Associação Atlética Bento Gonçalves) forma jogadores, tem parceria com clube gigante do futebol brasileiro e disputa um dos principais torneios do futebol de base do Rio Grande do Sul. O planejamento é não parar por ai.

A AABG teve seu início com o futsal. Em 2015, o clube passou a treinar nos campos de futebol. Surgiu a possibilidade de participar no Campeonato Estadual de Futebol para Categorias Base Noligafi (Nova Liga Gaúcha de Futebol Infantil). O torneio é organizado pelo Internacional e Grêmio, de Porto Alegre. A competição é independente, já que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) organiza apenas nas categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15.

O clube bento-gonçalvense que hoje atua nas categorias Sub-13 e Sub-11, faz os treinamentos no Campo Municipal, no Bairro Planalto. As partidas na competição acontecem no campo do Oito Graciema, no Vale dos Vinhedos. Para o coordenador, Eduardo Paixão, treinar em um campo e jogar em outros é prejudicial. “Nossos treinamentos acontecem em um campo grande, mas jogamos em um bem menor. Por conta disso acabamos sempre tendo problema de adaptação”, explica.

A Associação Atlética pode ter seus problemas estruturais em sua primeira década, mas o trabalho já rende parceria com o Sport Club Internacional. “O Ortiz, coordenador de base do Inter chegou ara assistir nosso treinamento e fechamos uma parceria em que nossos atletas destaques podem ir para lá”, afirma Paixão.

A parceria com o Internacional confirma a importância da AABG em ser uma das potências em formação de atletas para o futuro. A Associação Atlética inclusive disputa, de forma sadia, o posto de agremiação formadora na Região da Serra com o Juventude.

Para aumentar as possibilidades de desenvolvimento de atletas, a AABG planeja formar categorias Sub-15 e Sub-17 para os próximos anos. “Nosso objetivo é jogar, mas não dá para pensar só nisso. Temos grandes planos de formar atletas para o futuro, e para isso queremos ter mais categorias”, afirma o coordenador.

O trabalho com atletas de categorias mais avançadas pode permitir a Associação Atlética Bento Gonçalves a colher frutos com os atletas aqui desenvolvidos, já que clubes formadores recebem porcentagens de transações futuras. O trabalho da AABG já rende resultados e pode, em um futuro próximo, aumentar o potencial da escola e também de seus atletas.