Rapper bento-gonçalvense André Segundo, como se identifica, já lançou 12 sons
em plataformas digitais e destaca o amor por este estilo

Foi em um endereço do bairro Santa Rita, próximo ao Beco Quatro, que André Guglielmin, mais conhecido como André Segundo, de 22 anos, começou a escrever suas primeiras letras de Rap. O amor por esse estilo, pela música e, acima de tudo, por expressar os sentimentos e a voz das ruas, fez com que ele tomasse uma decisão: a de mostrar o que sabia e gostava de fazer para todas as pessoas.

A paixão pelo rap e a identificação com este estilo já vêm de muito tempo. Há mais de 10 anos ele ouvia o som, mas há quatro começou a estudar mais profundamente e se atualizar para poder produzir suas músicas. “O rap é a liberdade de expressão, é sentimento. No começo ele era usado até para manifesto. Me identifico muito com ele, pois é mais rua, mais urbano. Muitas vezes é difícil expor o que você sente, pois nunca sabe como as pessoas vão reagir e tive a sorte de ter a receptividade e o incentivo de amigos e da minha família. É isso que me fez iniciar a caminhada e é o que me faz continuar”, salienta.

Por isso, há cerca de oito meses o jovem rapper bento-gonçalvense lançou o seu primeiro som nas plataformas digitais, entretanto, antes disso as dúvidas referentes à sua caminhada eram frequentes. “Há aproximadamente um ano sai de Bento Gonçalves e morei por três meses no litoral de Santa Catarina. Lá, como o rap tem uma presença muito marcante, participava das batalhas que ocorriam. E, aos poucos, os demais participantes perceberam que eu tinha jeito para isso e foi por incentivo deles que dei o primeiro passo e lancei o primeiro som”, destaca.

Para que esse lançamento fosse possível, toda o material deve ser original: a letra, o som, tudo tem que ser feito pelo artista. “Tem todo um padrão para ser seguido. Toda a matéria prima tem que ser tua, desde a letra, a arte do som, do instrumental do som, tudo tem que ser do artista para poder lançar oficialmente”, ressalta.

Com 14 sons gravados e 12 já lançados, ele contou com o apoio primordial do seu produtor e equipe para os lançamentos. “Procurei o Lucas Sasset para trocar uma ideia e, após as conversas, tudo virou realidade. Todas as músicas lançadas são com produção dele, que tem um estúdio em Flores da Cunha, toda uma equipe qualificada e um canal no Youtube”, indica.

Ele também fala que sua primeira composição foi diferente. “O som é o ‘Quality Player’, em um ritmo mais elegante, que lembra um jass antigo. A reação do público foi excelente. Tive retornos de pessoas de São Paulo, Belo Horizonte, Santa Catarina, e em pouco tempo o vídeo alcançou quase duas mil visualizações no youtube e, com este respaldo, sei que estou no caminho certo”, esclarece.

Segundo ele, ainda existe muito preconceito quando se fala nesse ritmo musical. “Muitas vezes outros estilos musicais possuem letras mais pesadas. O rap possui letras bacanas, com significados bonitos e muitas pessoas não compreendem isso. Para aqueles que ainda têm preconceito sugiro que ouçam ‘Don L’ e ‘Froid’, que são dois artistas que representam muito bem o que é o rap”, frisa.

A identificação

No YouTube o selo de identificação é o beco quatro e ele explica o porquê. “Foi o lugar aonde eu comecei a escrever rap é a localização de onde eu morava. Para ser original, optei por dar este nome. Busco referências de vários artistas, me inspiro, mas tudo que faço são ideias minhas, compartilhadas e melhoradas com todos os envolvidos em minha caminhada”, pontua.