Utilizar as dificuldades para crescer: esse foi o ponto norteador da Fundação Proamb para a transição de 2017 para o ano que chega. Entidade especializada no setor de gestão de resíduos industriais, coprocessamento, assessoria e educação ambiental, ainda tem para o primeiro semestre de 2018, a inauguração de filial em Bento Gonçalves e planeja ir além.

Para o presidente da Proamb, Neri Gilberto Basso, as previsões otimistas para o ano que se inicia são frutos dos trabalhos realizados recentemente. “A Fundação vive um momento especial. Tem ambições grandiosas para o futuro. O último ano foi de construção e altos investimentos em infraestrutura, tecnologia, e prestação de serviços para nosso grupo”, explicou.

A Proamb investiu em melhorias de espaço em aposta a 2018. Aprimorou e expandiu a unidade de energia (coprocessamento) de Nova Santa Rita; ampliação a Unidade de Disposição em Pinto Bandeira e inaugurou da unidade de transbordo, em Farroupilha.

Para o primeiro semestre, a entidade já tem um grande evento programado. Localizado em Bento Gonçalves, o Centro de Análises Ambientais – o CAA – será inaugurado em 2018. “Percebemos um cenário mais alentador, pelo menos do ponto de vista psicológico. Já notamos sinais de retomada de investimentos em vários setores e, possivelmente, seremos beneficiados com o clima mais positivo”, comemorou Basso. Mesmo assim, de acordo com o representante do grupo, sempre há cautela acerca das possibilidades mercadológicas. “Há o período de eleições, que pode desestabilizar economia. Contra isso, acreditamos que o crescimento ‘sustentável’ do país será obtido com a reorganização do poder público e com novas lideranças políticas”, complementa.

Com lemas e pretensões ambiciosas para 2018 e o futuro, faz parte dos planos da Proamb a expansão de suas atividades pelo território do Rio Grande do Sul. “Queremos entrar com força em mercados importantes como Porto Alegre e Região Metropolitana; além do Vale do Taquari e a região norte do estado. Até mesmo a Serra Gaúcha pode ser mais explorada pelo nosso mercado. Para isso, estamos fazendo os investimentos necessários em equipe técnica, infraestrutura e equipamentos”, explicou o presidente.

Neri Gilberto Basso ainda avaliou as perspectivas sobre o próximo ano para a economia de Bento Gonçalves. Para ele, o povo local tem o pioneirismo e o empreendedorismo enraizado. “Se o setor público ajudar nessa integração e formar a infraestrutura, o restante das mudanças serão feitas pela comunidade. Através do nosso povo, podemos formatar em nossa terra diversos e múltiplos setores ativos, assim como acontece no norte do território italiano”, afirma.

Basso ratifica essa ideia ao citar o potencial que Bento Gonçalves possui. “A visão do cooperativismo e do associativismo é muito forte, além da competência da nossa gente local. O que precisamos é de líderes públicos com essa visão para orquestrar e criar uma nova sinergia para manter e reforçar nossa vocação em empreendedorismo”. O presidente da Proamb acredita que o município “pode ser referência para um novo Brasil”.