Aos 15 anos de idade, uma jovem estudante de Carlos Barbosa lançou a sua primeira obra de uma trilogia na Feira do Livro de Bento Gonçalves, na quinta-feira, 19. O livro da saga Os Três Escolhidos coloca, no papel, um trio de amigos vivenciando aventuras e angústias – questões intrínsecas à vida e cotidiano dos adolescentes, como aos da autora Marina Solé Pagot.

Poucas pessoas podem ostentar em seu currículo que, com apenas 15 primaveras completadas, lançaram obras literárias e, ainda, puderam fazê-lo em um evento tão importante para a literatura local. Entretanto, Marina pode vangloriar-se dessa situação, ainda mais por conta do bom público presente em seu lançamento na região central de Bento Gonçalves.

O primeiro livro da saga Os Três Escolhidos (Foto: Divulgação)

 

De acordo com ela, o apoio e presença da família foi gratificante, mas o feedback de terceiros aumentou a importância do lançamento do livro Coração de Obsidiana. “Foi uma sensação muito boa. Poder ouvir de pessoas que não conheço pessoalmente, mas que compraram o livro e não conseguiam parar de ler. É muito bom ouvir isso”, explica a jovem autora.

Por entre risadas de uma notória e humilde satisfação, Marina relembra do encontro com uma fã: “Eu conheci a Eduarda, que gostou muito da obra. Ela estava nervosa, querendo conversar comigo. Mesmo que breve, foi um contato muito legal”. Ou seja, já em sua breve jornada literária, a autora conseguiu cativar um público.

Isso acontece por conta do conteúdo do livro, que cria um elo entre as aventuras da literatura fantástica com o universo adolescente. A obra conta a história de Beatriz, Tomás e Davi que, após a queda em uma toca de coelho, passam a viver no mundo dos contos de fadas. Os três fazem parte de uma profecia antiga da dimensão, já que são: Os Três Escolhidos. Neste ambiente, eles precisam derrotar a Rainha Má, a ameaça do reino.

A escritora no lançamento do livro em Bento Gonçalves (Foto: Divulgação)

O livro inicial da saga evidencia a dificuldade de ser adolescente e ainda ter o dever de coexistir no mundo fantasioso. Desta forma, a obra pode atingir os mais variados públicos.

Ainda que o lançamento tenha sido do primeiro livro de Os Três Escolhidos, Marina já tem prontos os escritos completos da trilogia. A tendência é de que o lançamento da segunda obra aconteça já no próximo ano.

Sobre o seus primeiros passos como escritora, Marina até tenta, mas não consegue, esconder a euforia da situação. “É gratificante. Eu sinto muito orgulho do trabalho. Sei que é complicado, mas eu me permito sentir is00so, mesmo com os pés no chão”, complementa a jovem autoria literária Marina Solé Pagot.

Foto: Igor Guedes