O curta-metragem Lola 27, sobre a história de uma artista drag queen, estreia no dia 9 de agosto, às 19h30min, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. O filme é dirigido pelo jornalista e escritor, Rodrigo De Marco, que também assina o roteiro com a produtora audiovisual e repórter Giana Milani, responsável pela produção da obra. O curta conta com recursos provindos do Fundo Municipal de Cultura e foi aprovado no edital de 2018.
A obra audiovisual aborda a vida do artista e estudante de Engenharia Civil mato-grossense, radicado em Bento Gonçalves, Alcides Furlin, de 27 anos. Ele adota o nome artístico Lola, para dar vida a drag queen que se apresenta em bares de Porto Alegre. O curta conta com depoimentos de familiares e amigos do jovem, que falam sobre a trajetória, além do depoimento de Alcides e “Lola”, estrela do curta.
De Marco, com experiência na área literária, encara o primeiro desafio no campo do audiovisual. Para o jornalista, o filme tem o propósito de apresentar um artista que explora a arte de forma pura e legítima. “A Lola é excêntrica, é audaz, ela quer abrir as cortinas e brilhar no palco. Só de descrever essa personagem lindamente vivida pelo Alcides me dá a certeza de que esse filme é uma das experiências profissionais mais belas vividas por mim. Não posso deixar de mencionar a amiga e parceira de produção, Giana Milani, que também tem trabalhado de forma intensa nesse projeto”, diz.
Ainda, de acordo com ele, o filme conta com a trilha original da cantora uruguaia Patricia Horovitz, conhecida pelo nome artístico de Phoro. “Quem assistir Lola 27 vai se deparar com muita cor, brilho e música boa, é claro. A obra conta com a música Drive Into The Night, da Patricia, uruguaia conhecida internacionalmente pela música eletrônica. Ela adorou a ideia de ter um de seus singles em nosso filme e isso é lindo”, explica.
Giana salienta que o curta desmitifica a imagem da figura da drag queen. “Alcides é meu ex-colega de escola e amigo. Acompanhei todo o desdobramento dele até agora. Precisamos falar sobre preconceito e superação”, finaliza.

 

Serviço:

O que: Estreia do curta-metragem Lola 27

Data: 9 de agosto

Horário: 19h30min

Local: Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127 – Planalto, Bento Gonçalves)

Entrada gratuita