A FENAVINHO foi a primeira manifestação plena de união e força comunitária deste município, dividindo a história entre o “Antes e Depois da Festa”. Conferiu a todos identidade “Capital Brasileira do Vinho”. Nos deu prestigio; nos deu projeção, nos mostrou para o Brasil, para o mundo e sobretudo para nós mesmo.

Ela não, foi apenas uma FESTA, mas um marco HISTÓRICO no Município de Bento Gonçalves e PATRIMÔNIO CULTURAL DA NOSSA COMUNIDADE.

A FENAVINHO foi e é a expressão mais plena do esforço de todos, sem reservas. Empresários, trabalhadores abnegados de todas as categorias, Exercito, Padre, paroquias, capelas, homens, mulheres e crianças, todos, enfim, deixaram de lado suas diferenças para trabalhar incansavelmente na preparação da festa.

Para compreender melhor o que significou a FENAVINHO para todos nós, é preciso voltar um pouco no tempo. Naquela época, Bento Gonçalves não tinha sequer um acesso asfalto. A população aproximadamente 35,440 habitantes. Pela primeira vez, telo branco, veio para a abertura do evento.

O lançamento da ideia oficial de uma Festa do Vinho se deu quando o Colégio Marista Aparecida, estando reunidas a Associação de Pais e Mestres e a Associação dos ex- Alunos Marista, juntamente com a direção da Escola, para planejar os festejos das Bodas de Prata daquele estabelecimento, o Engenheiro Agrônomo Loreno Augusta Gracia sugeriu, como atrativo dos festejos, a realização de um Festival do Vinho, isto no ano 1965.

A ideia mereceu a melhor acolhida dos participantes das diversas reuniões: reuniões que então se realizaram. Porém, á medida em que estas se sucediam, os planos iam ampliando a dimensão local e foi logo transferida em âmbito Estadual e por fim Nacional.

Diante do vulto do empreendimento, as associações participantes julgaram-se incapazes para realização e resolveram, levar a ideia ao Prefeito Municipal da época, Sr. Milton Rosa, através do Engenheiro Agrônomo Loreno Augusto Gracia e do Irmão Avelino Madalozzo, Diretor da Escola. Neste mesmo ano o município completava o Jubileu de Diamante de Emancipação, o Executivo Municipal acolheu com simpatia a sugestão tendo convocado para debater a questão, diversos líderes locais, e Presidente de Entidades as quais juntos abraçaram a ideia.

Em 23 de março de 1965 a Associação dos ex-Alunos Marista do Colégio Aparecida reuniu-se para elaborar a programação do décimo aniversário do Escritório Modelo. Na reunião surgiu a ideia da Exposição Industrial e o Festival do Vinho. Em agosto de 1965, o Presidente viaja repentinamente aos Estados Unidos, A Diretoria Executiva julgou inocentemente a realização da Festa do Vinho, considerando que dificilmente poder-se ia contar com verbas Estaduais e Federais. Foi então adiada para 1967.

VOCE SABIA QUÊ…
A primeira FENAVINHO se realizou de 25 de fevereiro a 12 de março de 1967???