A droga manda recado
Quinta-feira, tarde nostálgica, no circuito de casa até GABRIELE, a máquina, não vi a Brigada circulando, não vi a Guarda Municipal. Telefone em punho, ligo para uma liderança empresarial do Salgado e pergunto: aquela camionete Kia Sorrento que estava no pátio da Brigada precisando de R$4.000,00 para ser consertada, ainda está lá? E o Caveirão, tem notícias? E a inauguração do presídio? As respostas vieram: a Kia ainda está lá precisando de conserto. Sobre o caveirão, dei uma volta, a sensação foi boa, disse. Sobre o novo Presídio, “só quem sabe é o Prefeito e o Governador”. Sobre o Grupo Renascer, “estamos nos mobilizando para comprar e doar para a Brigada, um Drone e dois binóculos de longo alcance dotados de máquina fotográfica, a Brigada está precisando. Tudo isso custa R$15.000,00”. São 41 mortes até agora em 2019, os traficantes se matam, assassinatos precedidos de torturas medievais. Enquanto isso ocorre, vale tudo para a proteção: sistema de alarmes, cercas elétricas, monitoramento residencial e empresarial, Caveirão, Guarda Municipal, CONSEPRO, GRUPO RENASCER e sistema de monitoramento nas ruas.

Estamos preparados para uma guerra, o custo do armamento é alto – Consepro já aplicou na segurança este ano em torno de um milhão ou mais – e o inimigo é oculto.

Quanto mais dinheiro na segurança, mais dinheiro precisa. Combate-se os efeitos, não se combatem, como se deveria, as causas. Assim, a sociedade vai produzir cada vez mais bandidos, traficantes, drogados, o dinheiro arrecadado para combater a marginalidade jamais será suficiente. No meio desse cenário, incrível, devemos saudar o surgimento de redutores de velocidade como o colocado em frente do Colégio Medianeira, extremamente necessário pois a General Osório é uma das vias expressas de alta velocidade. Quem será o próximo a morrer? Onde nasceu? Porque se marginalizou? Porque foi morto? Quem preside a ação da segurança pública em Bento? Porque o Prefeito não fala sobre os problemas que envolvem a segurança pública? Porque os Vereadores não debatem o problema no Legislativo? Porque nossas Entidades não promovem debates sobre a questão?

A droga está mandando um recado, as mortes são um atestado, explicito, que há uma sociedade carente, desassistida, até os ricos têm medo e, desse medo, a decorrência são os recursos canalizados para as ações de segurança. Não é suficiente, precisamos encontros, debates, transparência das ações, comprovações das aplicações de verbas, precisamos monitorar as crianças nas escolas, a qualidade e proteção dos jovens nas escolas e no lazer, precisamos de palestras, orientações, precisamos de cursos profissionalizantes, de qualificação para o mercado de trabalho. Que nos digam, claramente, as autoridades e lideranças o que estão fazendo neste sentido. Precisamos mais do que nos sentir seguros, precisamos acreditar num futuro de menos mortes punitivas, de uma sociedade melhor, de paz interior, um futuro melhor para os nossos filhos. Não queremos apenas um município bonito, queremos áreas verdes, praças, lazer para pobres e ricos, uma cidade segura e feliz, queremos ser a melhor cidade para se viver. Chegaremos lá se as nossas lideranças se comprometerem mais com este processo. O amanhã, aqui em Bento, é hoje. Daqui a alguns anos devemos olhar para trás e sentirmos o orgulho de termos feito uma cidade melhor e não conviver com o sentimento de que pouco ou nada fizemos para isso.

O Grupo Renascer
Tem sua base territorial no Salgado – Vila Nova – Cohab, local onde estão sediadas inúmeras empresas. A ideia da Entidade é ser um braço de apoio às necessidades da Brigada Militar no seu objetivo de dar segurança a população. Sua ação é paralela ao CONSEPRO. No entanto, para a Brigada toda a ajuda é bem-vinda. Na oficialização da Entidade, no Restaurante da LOVARA, o “grito de guerra” de seus líderes era a “benedeta” Kia Sorrento parada pela falta de uma peça que é cara. O fato foi projetado assim: “imaginem os Brigadianos fortemente armados na caça de bandidos saindo de dentro de um carrinho básico. Primeiro saem as pernas, depois a arma e depois o policial. A Brigada precisa de veículos grandes e poderosos”, argumentaram. Brado de alerta não sem sentido. A ideia da RENASCER é expandir o movimento, buscar recursos onde for possível, para isso a entidade se organizou. Logotipia, comando, carnês de distribuição, conta bancária, promete uma prestação de contas transparente, enfim tudo o que for necessário para obter plena credibilidade. Eurico Benedetti é o tutor da Entidade, o presidente é o Empresário Flademir Martins de Oliveira. Do nome RENASCER deriva a mensagem de “renascer das esperanças de uma sociedade melhor e mais protegida”.

Amanhã de manhã eles estarão brincando ou trabalhando numa “home office”.
Daqui uns dias estarão acionando os robôs?

Os rumos do futuro
Em uma, não muito distante, reunião do BENTO MAIS 20, projeto desenvolvido pelo CIC em parceria com a ASCON VINHEDOS e mais 26 entidades, que tem como finalidade “prospectar o futuro e compilar uma proposta de desenvolvimento planejado com todas as vocações do município e região”, entenderam? Bem, vamos adiante, a palestrante foi Giovana Giulian, Engenheira Civil e doutora em urbanismo. No encontro ouvi que “o planejamento é um consenso”. Deve-se, ao implantá-lo primeiro “aproximar as pessoas”. E que “os Prefeitos são os executores do que a sociedade civil determinar”. Bem, se essas premissas da Doutora forem levadas ao pé da letra vamos brigar muito aqui em Bento para planejar nosso futuro. Antes da palestra foi feita uma projeção de como, possivelmente, será nosso futuro, dominado pelos robôs. Ao fazer a leitura dei asas à imaginação. E, confesso, tive dificuldades de assimilar e me questionei: “se os robôs vão substituir as pessoas, no âmbito das indústrias e das empresas, onde vão trabalhar e ganhar dinheiro os trabalhadores”?

O efeito cabra
Não é a “CARTA DE ELY”, nem a “’CARTA DE ROMEU E JULIETA”, é a CARTA DE LOVERA, que me foi enviada, e, desculpem, é sobre o EFEITO CABRA. Vejam o que ele diz:
“Caríssimo, boa tarde.
Eu e minhas irmãs morávamos no bairro “dos lotes”, atual São Francisco, e fomos criados com leite de cabra. O leite era ótimo, mas levar a “cabrita” para pastar pelas ruas do Bairro, depois da aula, era humilhante. Daí, a mesma raiva contra o bicho.
Quando falaste em Olimpíadas, me veio à lembrança uma frustração: nunca pude assistir os “jogos da primavera”, no Dalmolin porque trabalhava à noite no Bar do Althaus na frente da Igreja Santo Antônio. Todos comentavam os jogos e eu nunca vi. Que frustração!!!
Pelo mesmo motivo nunca fui ao boliche ao lado da Igreja Cristo Rei, onde é o Apolo. Pode?? Era o “tchan” da cidade. Outra frustração!
Lembrar é reviver!!
Mas a vida foi e continua boa”!

Reunidos em torno do evento ROTA 1903 do Grêmio, realizado em Caxias, na foto, da direita para a esquerda ADEMAR DE GASPERI (Conselheiro e muito amigo do Bolzan), Alexandre Garbuio (Conselheiro), Paulo Bruschi (Conselheiro e Cônsul do Grêmio em Bento) e, o muito competente Presidente do Grêmio Romildo Bolzan, que foi Prefeito de Osório por duas vezes e é futuro candidato a Governador do Estado. Só para constar, embora o momento delicado nas hostes gremistas.