O Bento Folia traz o Carnaval para um espaço aberto com o desafio de popularizar a festa mais popular do Brasil na Capital do Vinho

Nos velhos álbuns de fotografia e registros da cidade, não é difícil encontrar fotos em preto e branco de clubes como o Botafogo e o Ipiranga lotados de pessoas fantasiadas. Da mesma forma, para uma geração mais recente, ainda estão vivas as lembranças do extinto Carnabilly, evento dos anos 2000, que reunia milhares de foliões da cidade. Embora os bailes de clube e as festas temáticas em casas noturnas nunca deixaram de existir, há anos a cidade não contava com uma festividade carnavalesca de forte representatividade. E é esse espaço que o Bento Folia pretende preencher, com o desafio adicional de tirar a festa dos espaços murados e levá-la para a rua. O Carnaval, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura, ocorre amanhã, 03, a partir das 14h, na Rua Coberta, no bairro Planalto.

Além das clássicas marchinhas e da presença de blocos tradicionais da cidade como o União do Morro, Bloco UTI Bento e Bloco Kamikazes, o espaço contará ainda com outras opções como food trucks, cervejarias artesanais e espaço kids, com objetivo de contemplar desde o folião mais festeiro, até a família que apenas busca uma distração durante o feriado. “A gente quis trazer o que o carnaval tem de mais clássico, mas pensando em toda a comunidade. O evento começa cedo, é no domingo e é gratuito”, conta o secretário municipal da Cultura, Evandro Vinicíus Manes Soares.

Folia ao ar livre

Ao passo que começou a lotar ruas em outras cidades serranas como Garibaldi, Veranópolis e Caxias do Sul, onde somente o Bloco da Velha (o mais popular bloco de rua da cidade) atraiu, em um único dia, 40 mil foliões em 2018, a festa mais popular do Brasil nunca se enraizou da mesma forma por aqui, onde os eventos mais massivos foram historicamente presentes em ambientes privados.

Os registros dos foliões nas ruas de nossa cidade são raros, sendo que o último carnaval de rua noticiado ocorreu em 2006. Hoje, 13 anos depois, conforme comenta Rafael Magnani, um dos organizadores do Bento Folia, a ideia é trazer a festa para o espaço aberto, para resgatar o espírito da data. “Queremos manter viva a cultura carnavalesca na cidade. A ideia é aproximar os moradores daqui e de cidades vizinhas aos blocos carnavalescos que existem em Bento e que se farão presentes no evento”, pontua.

Em uníssono com Rafael, Soares aponta o evento como uma iniciativa de retomada do conceito popular do carnaval. “Depois do Carnabilly, a festa se direcionou para casas noturnas ou de forma restrita. Acho que é o momento da gente trazer de volta esse espírito do carnaval de rua aqui, e estamos dando o primeiro passo para isso com o Bento Folia”, exclama.

Soares pontua ainda, os eventos abertos como uma forma importante de ocupação dos espaços públicos. “Quanto mais a comunidade usa um espaço, mais ela se apropria e se sente pertencente. Festividades de rua são importantes por isso”, comenta. Nesse sentido, sublinha também a importância de proporcionar momentos culturais às camadas mais vulneráveis. “É preciso tornar a cultura acessível. Quando algo ocorre gratuitamente na rua, proporciona que pessoas que muitas vezes não se sentem estimuladas a sair de casa ou não têm recursos para pagar ingressos de uma festa de carnaval fechada se sintam inclusas e possam ter momentos de lazer”, destaca.

Bento Folia 2019 – Carnaval de RUA

Atrações: Marchinhas carnavalescas, Blocos Carnavalescos, Bar Bento Folia, Food Trucks, Espaço Kids

Data: domingo, 3 de março

Horário: a partir das 14h

Local: Rua Dr. Rolando Gudde, bairro Cidade Alta

Entrada Franca