Dando continuidade às suas atividades em prol da constante atualização de seus associados, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza na próxima quinta-feira, 6 de novembro, da palestra “A cortiça no mundo dos vinhos – sua importância e valia nos vinhos de qualidade”. A iniciativa é da Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR), com o apoio da ABE e do Instituto Brasileiro do vinho (Ibravin).

Durante pouco mais de uma hora, o escritor, consultor do Grupo Pão de Açúcar e Embaixador da Cortiça no Brasil, Carlos Cabral, falará o papel da cortiça de qualidade no processo de armazenamento e conservação dos vinhos. Logo após a palestra, os participantes serão convidados a um coquetel com degustação de vinhos. O evento ocorre no Dall’Onder Grande Hotel, a partir das 19h, e possui vagas limitadas. Para confirmar presença, o interessado deve entrar em contato com a ABE pelos telefones (54) 3451.2277 e (54) 3452.6289 ou e-mail [email protected].

Currículo

O enófilo Carlos Ernesto Cabral de Mello é brasileiro, nascido em São Paulo em 1950. Estuda o universo dos vinhos desde 1969, ano em que recebeu, das mãos de seu futuro sogro Heinz Godau, uma garrafa de Porto Dom José. Em 1980, fundou a Sociedade Brasileira dos Amigos do Vinho (Sbav) e atualmente é consultor nacional de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, definindo os rótulos que estarão nas prateleiras dos supermercados e sendo responsável pela formação do grupo de atendentes de vinhos especializados, que orientam os clientes nas compras. Com constantes viagens profissionais aos países produtores de vinhos, Carlos Cabral realiza palestras, organiza viagens às vinícolas brasileiras e internacionais, presta consultoria e possui vários projetos literários.