Pode parecer que não, mas o verão também é uma época em que são realizadas muitas cirurgias plásticas. Com a clínica menos lotada do que no inverno, e muitos pacientes de férias, folgas e recessos, os meses de dezembro e janeiro são muito procurados para procedimentos estéticos. Além disso, algumas cirurgias, como prótese de mama, apresentam pequeno período de recuperação, e o corpo já estará pronto para o mesmo verão.

Apesar de apresentar mais inchaços em épocas quentes, e as malhas compressivas incomodarem mais, o resultado é o mesmo independente da época do ano, desde que os cuidados pós-operatórios sejam respeitados. Um corpo saudável se recupera de uma cirurgia independente do clima.

É importante ressaltar que não existem problemas em operar no verão, mas o que enfatizamos é que os cuidados precisam ser redobrados, principalmente em relação ao sol, que deve ser evitado diretamente pelos primeiros 30 dias e, durante o período de três meses, é preciso proteção extra, com bastante protetor solar e roupas adequadas. É importante seguir essa recomendação, pois como cada procedimento gera um tipo e tamanho de cicatriz, a exposição ao sol pode deixá-la mais escura e evidente, além de causar manchas pelo corpo.

Os procedimentos mais procurados nesta época do ano são as próteses de mama, as lipoesculturas e as rinoplastias. Qualquer que seja a cirurgia procurada, entretanto, é necessária uma boa conversa com seu cirurgião plástico, avaliando de caso a caso os benefícios e os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório.

Mais informações pelos fones 3702.4113/99970.4113 ou no novo endereço: rua Dr. José Mário Mônaco, 227, sala 905, Centro, Centro Profissional Serrano.

Por: Dr. Felipe de David
Cirurgião Plástico
CRM-RS 30667/RQE 28099
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica