Exposição “E a sua personalidade”, de Val Flores, pode ser conferida até o dia 28 de fevereiro na Casa das Artes

Desenhos com referências em fotografias. Detalhes que surpreendem, técnica que encanta. É essa admiração que as pessoas vão encontrar na exposição “E a sua personalidade”, de Val Flores. Desde a segunda-feira, 5 de fevereiro, a mostra pode ser apreciada.

Ao todo, são 13 obras desenhadas em grafite, sob papel no estilo realista. A mostra trata de arte a partir de uma foto transformada em desenho feita com lápis grafite, utilizando as técnicas de realismo. Na exposição, há rostos de muitos artistas que marcaram e ainda marcam a história, como Bob Marley e Bono Vox.

Flores sempre teve uma veia artística, desde pequeno adorava fazer desenhos de super-heróis, mas começou a se aperfeiçoar no desenho realista, desde 2010, a partir da inspiração no trabalho de outros artistas. “O paulistano Charles Laveso apresenta vídeos e postagens sobre a arte, ensinando e incentivando outros artistas a praticarem o desenho realista. A partir disso, comecei a me inspirar e desenhar”, explica. Ele se inspira, principalmente, em estrelas do cinema e rock, que é algo que curte muito. Entretanto, ele também desenha objetos, todos de forma realista, com referência em fotografias. Autodidata, aprendeu a desenhar sozinho com dedicação e persistência.

Segundo o artista, há uma mensagem especial que tenta passar para o público. “Transmito a arte mas, acima de tudo, a mensagem de que se você gosta de desenhar, não é necessário ter um dom, mas sim aprender com a prática e muita dedicação”, analisa.

A escolha do material utilizado também é importante. “O lápis grafite e demais materiais permitem utilizar técnicas de luz e sombra e fazer traços mínimos, como rugas, fios de cabelo branco, detalhes do rosto, entre outros”, frisa.

A exposição integra o preview do Illustra’s Stock 2018, evento que começará em fevereiro com exposições de artistas locais até o fim de abril. A programação conta com concurso artístico e amador, exibição de filmes de animação, feira de arte com artistas produzindo e comercializando suas obras, exposições de desenho de artistas na Fundação Casa das Artes, FTEC e L’América Shopping, palestra com artista convidado, oficina de desenho humano (com modelo vivo), aula aberta de desenho com o artista convidado Diogo Carlet Carini, criador do layout do Illustra’s Stock 2018.

A exposição pode ser conferida até o dia 28, no terceiro piso da Casa das Artes, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min e a entrada é franca.