O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estará presente na 7ª edição do Jantar Sob as Estrelas, que ocorre no dia 17 de fevereiro, das 19h30min à meia-noite, na Rua Herny Hugo Dreher, em Bento Gonçalves (RS). A entidade apoiará o evento organizado anualmente pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria – Região Uva e Vinho (Segh), realizará ação de relacionamento, além de intermediar iniciativas de sustentabilidade. A expectativa é reunir cerca de cinco mil pessoas durante todo o evento.

Uma parceria entre o Ibravin, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bento Gonçalves (SMMAM) e a multinacional Verallia possibilitará que as garrafas e embalagens de vidro utilizadas durante a noite sejam recolhidas separadamente e encaminhadas diretamente para a reciclagem. A ação poupará uma etapa do processo de reaproveitamento e funcionará como ação embrionária para o estudo de logística reversa a ser realizado pelo setor. O produto é o único material no mundo 100% reciclável, ou seja, todo vidro vira vidro de novo, com as mesmas características e qualidade de uma embalagem com matérias-primas originais.

“A destinação correta de insumos, como as garrafas de vidro utilizadas por vinhos, espumantes e sucos de uva, é um dos objetivos estratégicos a ser trabalhado pelo Ibravin em 2017. Para isso, devemos alinhavar parcerias com entes públicos e as empresas fornecedoras para o setor vitivinícola”, explica Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin. A previsão é de que sejam recolhidas duas mil garrafas.

“Esse tipo de ação traz grande satisfação para a Verallia, porque está diretamente ligada aos pilares de sustentabilidade, redução do desperdício e contribuição para o bem-estar do consumidor final, já que as embalagens de vidro são mais saudáveis.Com a reciclagem, podemos dar a destinação correta dessas garrafas de modo que eles possam entrar novamente no processo produtivo e tornarem-se embalagens de vidro para alimentos e bebidas”, afirma a supervisora de Marketing da Verallia, Catariana Peres.

Além do recolhimento das embalagens de vidro, durante o evento, o Ibravin e o Segh recepcionarão convidados em um lounge instalado na Dolce Gusto Café e Confeitaria (Rua Herny Hugo Dreher, 463). As entidades oferecerão um coquetel harmonizado com espumantes brasileiros.

Jantar Sob as Estrelas deve reunir cinco mil pessoas
Realizado anualmente durante a programação do Bento em Vindima, o Jantar Sob as Estrelas chega a sua sétima edição se consolidando como um dos eventos mais aguardados da região no período. No dia 17 de fevereiro, das 19h30min à meia-noite, a Rua Herny Hugo Dreher, no bairro Planalto, em Bento Gonçalves, se transforma em um grande jantar a céu aberto com opções gastronômicas, recreativas e culturais para toda a família. São esperadas cerca de cinco mil pessoas.

Mais de 25 estabelecimentos levarão seus serviços para a área externa, ofertando cardápios diversificados, vários em parceria com vinícolas da região.

Durante a noite, o público poderá conferir intervenções artísticas do grupo Vivandeiros da Alegria, apresentações do projeto Girando Arte (“Os Gaudérios” e “Companhia Sorriso com Arte”), exposição de lambretas, carros antigos, lanchas e mostra fotográfica. Os participantes poderão, ainda, interagir nas visitas guiadas ao Museu do Imigrante. Caricaturista, massagista e espaço kids também estão entre as atrações do evento.

“Nosso objetivo é dar visibilidade as casas e divulgar a cidade de Bento Gonçalves. O evento proporciona ao público um tour de experiências gastronômicas, de food truck a jantares harmonizados, aliado a atividades culturais. É um momento de descontração”, enfatiza o presidente do Segh, João Antonio Leidens.

O Jantar Sob as Estrelas é promovido pelo Segh, com o apoio da Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal do Turismo, do Ibravin, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)/Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Senac, do Sesc, da Giordani Turismo e da ExpoBento.

A programação completa do evento pode ser acompanhada no Facebook: www.facebook.com/JantarSobAsEstrelas. A ação é aberta ao público e tem entrada franca. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para as áreas internas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.