O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (Bpat), encerrou o mês de fevereiro com um record na apreensão de armamento de grosso calibre, drogas, e prisão de indivíduos de alta periculosidade.

As ações tiveram início em 6 de Fevereiro, quando na parte da manhã uma quadrilha fortemente armada realizou o roubo à um carro forte na BR 470, Serra do Rio das Antas, em Bento Gonçalves. Através de um cerco policial os criminosos foram interceptados na RS 444, pela Brigada Militar e PRF, na entrada do município de Monte Belo do Sul, região do Vale dos Vinhedos. Na ocasião ocorreu intenso confronto armado, três homens foram presos, mais de R$ 800 mil roubados do carro forte foram recuperados, armas de grosso calibre foram apreendidas, incluindo uma metralhadora Brownning .50, armamento de guerra, de uso exclusivo das forças armadas. Nenhum policial ou cidadão de bem ficou ferido durante a ação.

Em operações realizadas no município de Guaporé, nos dias 23 e 26 de fevereiro, mais armas foram apreendidas pela Brigada Militar. Durante as ações ocorridas nos bairros Promorar, Vila Verde e Canecão, 8 pessoas foram presas, 2 adolescentes apreendidos, 9 armas e mais de 2 Kg de drogas foram apreendidas.

Com isso o 3º Bpat fecha o mês de fevereiro com o total de 21 armas apreendidas e retiradas de circulação. O mesmo período de 2017, 3 armas haviam sido apreendidas na área do Batalhão.