A Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho Noligafi (Nova Liga Gaúcha Infantil) de 2017 será decidida hoje, 16, em Carlos Barbosa. A Associação Atlética Bento Gonçalves (AABG) está nas disputas de três das quatro finais a serem jogadas. Ainda que possa conseguir a classificação para o grupo de Elite do próximo do ano, a diretoria do clube garante que deve permanecer no escalão abaixo das categorias de base do Rio Grande do Sul.

A entidade bento-gonçalvense entra em campo com três de suas quatro categorias no torneio estadual. Os grupos classificados foram dos nascidos em 2003, 2004 e 2006. Apenas a equipe 2005 não estará na decisão do campeonato – acabou sendo eliminada na semifinal para o Ouro Verde Real.

Para o presidente da AABG, Eduardo Paixão, os objetivos estipulados pelo clube no início do ano foram alcançados. “A nossa meta inicial era de colocar equipes nas finais. Para categorias de base, o caminho percorrido pode ser tão ou mais importante quanto o título”, afirma.

Mesmo que o torneio não tenha sido disputado, a AABG já classifica 2017 como um ano positivo em diversos aspectos. “Tivemos grande evolução tendo como base as últimas participações. Não pensamos apenas em ganhar um título. Queremos fazer nosso melhor. Se formos campeões em alguma categoria, melhor. Porém, se não acontecer, a avaliação será a mesma”, pondera.

A AABG já informou à organização da Nova Liga Gaúcha Infantil que não participará da Elite no próximo ano, mesmo que obtenha este direito ao fim da competição. “Nós optamos por permanecer no Acesso porque ainda estamos em construção. As equipes do grupo principal têm estrutura física e material humano muito superiores aos nossos, não teria sentido darmos esse grande passo”, complementa Paixão. A Associação Atlética Bento Gonçalves já encaminha os documentos para adequação ao projeto Pró-Esporte RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Se aprovado, o clube poderá angariar recursos para aumentar a qualidade de sua estrutura.

As equipes da AABG jogam as finais da Divisão Estadual Gaúcha hoje, 16. As partidas acontecem no Clube Serrano, em Carlos Barbosa.