Um empate. Isso é o que o Grêmio precisa para voltar a conquistar a América após 22 anos. O Tricolor deve encarar, além da organizada equipe do Lanús, um clima hostil no estádio localizado na Região Metropolitana de Buenos Aires.

  • O repórter do Semanário Nicholas Lyra está na Argentina acompanhando o Grêmio e trouxe, na programação da Rádio Rainha FM, as informações sobre a decisão da Copa Libertadores da América entre Grêmio e Lanús.

A vitória em casa, com gol de Cícero e assistência de Jael, já nos minutos finais da partida, colocou a pressão e a obrigatoriedade de triunfo para os argentinos. Para conquistar o título, o Lanús precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória simples dos argentinos leva a decisão para a disputa por pênaltis.

A seu favor, o Lanús conta com uma pequena, mas apaixonada torcida. No Estádio Néstor Díaz Pérez, popularmente conhecido como La Fortaleza, os argentinos perderam apenas dois jogos no ano – para Chapecoense e Nacional-URU, ambos pela Libertadores. A equipe acredita que seguirá com este retrospecto.

As escalações

Ainda que esteja com a vantagem no placar, o Tricolor lamenta e preocupa-se com a ausência de Walter Kannemann. O argentino recebeu o terceiro cartão amarelo e é desfalque confirmado após a negativa de anulação da punição, por parte da Conmbebol (a Confederação Sul-Americana de Futebol), solicitada pela equipe gaúcha no início da semana.

O zagueiro será substituído por Bressan. Alvo constante de críticas da torcida do Grêmio, o atleta de 24 anos recebeu apoio dos torcedores na chegada na equipe em solo argentino no início da madrugada de terça-feira, 28. Renato Portaluppi também garantiu a confiança no defensor. “O Bressan foi vice-campeão brasileiro comigo jogando praticamente 90% das partidas. Eu já conhecia, tinha plena confiança, é um bom garoto que trabalha”, afirmou o treinador tricolor na coletiva de imprensa antes da viagem.

Ambas equipes deverão ter apenas uma alteração em relação ao jogo passado. Assim como o Grêmio, o Lanús também terá desfalque em decorrência de um terceiro cartão amarelo. Os Granas não terão o experiente zagueiro Diego Braghieri. Ao contrário do Grêmio, o time platino ainda não tem definido um substituto. Marcelo Herrera e Maxi Velázquez disputam a vaga. A tendência é a utilização de Herrera, para que Jorge Almirón não precise alterar o esquema de jogo.

Foto: Lucas Uebel, Grêmio.