“Escolha uma profissão que você ama e não terá que trabalhar nenhum dia da sua vida”

Seriedade, dedicação e afinco. Estas são três palavras que podem descrever Ronaldo Righesso. Caçula de uma família de cinco irmãos, nasceu e cresceu em Bento Gonçalves e para cá voltou após a conclusão de sua formação profissional. Filho de Heidi e Rubem Righesso, encontra na família o suporte essencial para suas vivências diárias.
Entusiasta da Cirurgia Plástica e apaixonado pela família, diz que suas inspirações advêm das pessoas que mais o apoiaram no decorrer de sua caminhada. “Com certeza ainda meu pai, pelo belo exemplo de vida e meu irmão, Orlando, por todo apoio que recebi dele durante minha formação, além da família e amigos próximos”, explica.

Graduado em 1994 pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), atualmente denominada UFCSPA, completou os programas de residência médica em Cirurgia Geral na Faculdade Federal de Pelotas (RS) e em Cirurgia Plástica pelo Hospital Cristo Redentor do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre (RS). Após a obtenção do título de especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) ainda teve a oportunidade de participar de programas de aprimoramento no renomado Instituto Javier de Benito (Espanha) e na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos).

Ele diz que desde criança sabia que seria médico. Já na Faculdade de Medicina, ficou bem impressionado durante as aulas de Anatomia pelo professor e cirurgião plástico Dr. Roberto Chem. Mais tarde, após outro curso ministrado pelo mesmo professor, definiu a escolha pela sua especialidade e, desde então, é apaixonado por proporcionar o bem-estar para as pessoas das mais diversas maneiras, por meio da Cirurgia Plástica. “Considero como ponto alto da minha carreira cada dia, cada paciente. Cada cirurgia exige o máximo de concentração e dedicação na busca dos melhores resultados”, pontua.

Righesso pai
Casado com Siane há 15 anos, ele diz que desde sempre sonharam em constituir uma família. “Após o nosso casamento, decidimos que seria o momento ideal para dar início ao plano. No início de 2007, chegou o Enzo e, em 2011, nossa Martina”, comenta.

Desde o nascimento de seus filhos, todo dia é um aprendizado diferente e, sem dúvida, um desafio para construir uma relação especial com eles, pautada em princípios sólidos. “Após nos tornarmos pais, todos os conceitos de amor e de responsabilidade são redefinidos para uma dimensão muito maior. Busco deixar um exemplo de compromisso, seriedade, integridade, gosto pelo estudo, respeito aos outros e amor pela família”, salienta.

Righesso pontua que vários são os momentos felizes durante a criação de seus filhos, mas o principal é vê-los, ainda pequenos, tomando as decisões assertivas, curiosos pelo aprendizado, saudáveis e sabendo valorizar os momentos especiais da vida.

Favoritos
Você tem hobbies ou passatempos? Com certeza jogar tênis é meu hobbie favorito;
Sushi ou assado? Assado sempre!
Felicidade: Chegar em casa após um ótimo dia de cirurgias e atendimentos no consultório;Saúde: Perdi meu irmão muito jovem devido a um linfoma e meu pai logo em seguida por complicações cardíacas. Me preocupo muito com a saúde e, por isso, busco uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos;
Praia ou campo? Praia! É a nossa opção de lazer e descanso nas férias;
Um ídolo: Um ídolo só? Difícil! Tenho muitos ídolos no esporte; mas na Cirurgia Plástica, posso citar o Dr. Javier de Benito (que foi meu orientador na Espanha) e na vida, meu pai;
Um filme/ série: Gosto de muitos filmes, mas os que mais me marcaram são sobre a II Guerra Mundial, como “O Pianista”;
Uma paixão: A Cirurgia Plástica (depois da minha família!)
Música? Qual sua preferida? Ainda gosto dos clássicos como Led Zepellin e David Bowie;
Livros? Quando consigo fugir da literatura técnica, gosto de obras sobre Filosofia, Nutrição e História;
Viagens? Praia para descansar e Europa para explorar a história e a cultura de antepassados e povos antigos.

 

Fotos: Cleunice Pellenz