A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Barracão, em Bento Gonçalves está próxima de ser concluída e deve ser entregue dentro do prazo estipulado. Após alguns atrasos, as obras retomaram em ritmo acelerado por parte dos funcionários da Fast Indústria e Comércio LTDA, empresa responsável que promete para o início da próxima semana a colocação da segunda parte da construção do complexo.

A parte civil (estrutural) está encaminhada e deve ser concluída de acordo com funcionários e responsáveis pela obra no início da próxima semana. No cronograma da construção, esse processo civil já estaria concluído, porém, conforme o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) Marciano Dal Pizzol, mas um atraso acabou atrapalhando o andamento. “Tivemos atraso na execução da parte civil, principalmente nas questões referentes à terraplanagem devido a essa etapa ter ocorrido durante o inverno e o terreno ser bastante úmido”, explica.

O contrato firmado entre Fast e Corsan para a construção contempla fornecimento, instalação, operação, monitoramento e treinamento operacional, este último ao encerramento das obras e início das operações no local.

Atualmente, as obras estão em 36% de execução. Porém, de acordo com Dal Pizzol, a partir da entrega da parte civil, o ritmo será acelerado com o início da colocação da mecânica, por parte dos engenheiros e responsáveis. “A partir de agora a obra ganhará mais celeridade, pois estamos prestes a iniciar a etapa de montagem, que é a segunda e última antes da entrega. Os equipamentos que foram produzidos pela fábrica estão chegando ao canteiro para o início das montagens”, conta.

Do total de 21 itens que irão compor todo o complexo da estação de tratamento, três equipamentos já podem ser visualizados por quem passa próximo ao local, devem ser os primeiros a serem colocados.
Apesar dos 36% executados e dos atrasos relatados, o gerente da Corsan, acredita que o cronograma será cumprido. A projeção inicial é de entrega do complexo em dezembro. “A empresa esta mobilizada para acelerar o cronograma e cumprir o prazo. Caso contrário, a previsão de conclusão passa a ser para a primeira quinzena de janeiro de 2019”, assegura.
A perspectiva da Corsan é que com a ETE, o tratamento dos resíduos atenda cerca de 20 mil economias, distribuídos entre os bairros Fátima, Santa Helena, Santo Antão, Santa Marta e Imigrante.
Um processo que está em atraso é a notificação aos moradores das regiões por onde a rede coletora irá passar. As atividades deveriam iniciar em abril, porém, de acordo com a Corsan, ninguém foi notificado até o momento.
O valor da obra é de R$ 9,2 milhões, com financiamento da Corsan por meio do Programa de Aceleração do Crescimento. (PAC)

ETE Burati

Com relação a uma estação nos mesmos moldes, só que no bairro Burati, Dal Pizzol relatou que uma licitação está em processo de montagem, mas ainda não há data e perspectiva para o anúncio da confirmação da obra.