“ Os museus estão entre os locais que nos proporcionam a mais elevada idéia do homem.” Eles são janelas, portas e portais, elos poéticos entre a memória e o esquecimento, entre o eu e o outro; elos entre o indivíduo e a sociedade. Eles são bons para exercitar pensamentos, tocar afetos e estimular ações. Por esse caminho, pode-se dizer que museu esta presente no ser humano. Todo museu faz parte do patrimônio universal, nele estão gravadas de modo indelével as marcas da humanidade.

Não basta investir recursos financeiros para recuperação e implantação de acervos, se não há uma consciência crítica, Tantos dos responsáveis pela administração dessas estruturas, quanto dos freqüentadores, pesquisadores, profissionais e estudiosos, de sua importância na construção de nossa própria identidade, por meio dos conhecimentos e valores sobre o que dizem a respeito à nossa realidade histórica, cultural, política e social.

Assim sendo, quero registrar, a publicação em um jornal de nossa região, em 03 de setembro de 1980, na página dos municípios, com a manchete: MUSEU PRESERVA A HISTÓRIA DO IMIGRANTE EM BENTO GONÇALVES-RS. – “ O Museu Histórico de Bento Gonçalves, esta à disposição de todos aqueles que quiserem visitá-lo, com o objetivo de conhecer a história dos imigrantes italianos que lá se instalaram em 1875.”

“ O Museu Histórico de Bento Gonçalves, foi criado pelo Decreto nº 566 de 18 de dezembro de 1974, sob a denominação de Casa do Imigrante, em homenagem aos imigrantes que se estabeleceram no ano de 1875. Sendo o Museu um dos grandes patrimônios Culturais do Município, muitas pessoas ainda desconhecem sua importância histórica, principalmente pelo caráter documentário das tradições imigratórias.

Inúmeros são os objetos lá expostos que fizeram história e que registram a vivência de um povo.

O Museu Histórico está à disposição dos bento-gonçalvenses e dos turistas que desejam visitá-lo na Rua Herny Hugo Dreher, próximo ao ginásio municipal de esportes.

Segundo definição do Conselho Internacional de Museus, filiado a UNESCO, museu é uma instituição permanente, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento e que faz pesquisa concernentes aos testemunhos materiais do homem e de seu meio-ambiente, adquirindo, conservando, comunicando e expondo com finalidade de estudo de Educação Patrimonial.”

“PACOTE TURÍSTICO – O PTURSC = O Pacote Turístico Cultural, lançado pela Administração Municipal de 1980-, através do Conselho Municipal de Turismo, vem obtendo excelente aceitação nos meios a que se destina. Este projeto visa a promoção e coordenação de excursões escolares atingindo os educandários do Rio Grande do Sul. Muitas escolas já programaram suas excursões culturais a Bento Gonçalves, mantendo contato e reservando datas com o diretor do COMTUR- Conselho Municipal de Turismo.”

Texto na íntegra – CORREIO RIOGRANDENSE – 03 de Setembro de 1980.

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional.

Departamento do Patrimônio Museus e Centros Culturais.