Lançamento do tradicional evento católico de Bento Gonçalves ocorreu na sexta-feira, 15 e apresentou diversas novidades

A comunidade de Bento Gonçalves conheceu as novidades da tradicional festa em honra ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. O lançamento oficial ocorreu na noite de sexta-feira, 15, nas dependências do salão paroquial, que esteve lotado para conferir a programação e as mudanças no evento que chega a sua 141ª edição. Entre as surpresas, essa é a primeira vez que casais festeiros jovens auxiliam na organização do evento que ocorre no dia 13 de junho, feriado municipal.

Sob a temática “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos”, a festa, segundo o pároco Ricardo Fontana, segue mantendo a fé do povo bento-gonçalvense e de todo o estado. Segundo o padre, a festa hoje é considerada a segunda maior da Serra Gaúcha e pela primeira vez será comandada com o apoio da juventude. “Após 140 anos de realização, teremos casais festeiros jovens. A festa veio sendo produzida pelos padres, festeiro, depois a esposa, aumentando para quatro, seis e o hoje temos sete casais responsáveis pela condução da festa”, explica.

Além da parte religiosa, a edição de 2019 segue no compromisso de contribuir e manter viva a cultura local, disseminando e reforçando valores universais, promovendo o crescimento das pessoas enquanto indivíduos e cidadão de Bento, num evidente serviço público em prol do bem comum,. Dentre as atividades, a organização quer fazer um resgate histórico de todos os caminhos percorridos para a construção da comunidade.

O padre Ricardo Fontana ressalta que passado e presente vão contar a história de devoção ao santo casamenteiro. Dessa vez, com a utilização das mídias sociais, consideradas por Fontana como uma ferramenta para alcançar o mundo todo. “Chegou o momento deste novo tempo, em que vivemos de utilizar essas ferramentas de comunicação, apostando nos jovens e, de fato, estamos colhendo muitos frutos”, afirma.

Durante o evento de lançamento aconteceu a entrega do “Troféu Tonito”, uma homenagem aos festeiros de 2018, bem como aos festeiros jubilares de 1969 e 1994, ou seja, 25 e 50 anos de trabalho.

Passaporte para eventos
Uma das novidades anunciadas pelos festeiros foi a elaboração de uma caderneta, intitulada como “Passaporto”. Com esse material, as pessoas poderão carimbar a sua presença nas atividades relacionadas aos festejos. “Dentro dessa caderneta, o fiel encontrará um histórico da vida de Santo Antônio, a programação religiosa e social, e, em cada atividade que participar, ele poderá carimbar a sua presença, como se fosse um passaporte de viagem”, explica. “Está sendo muito positivo e esperamos que a comunidade receba bem essas surpresas. As inovações trazidas pelos jovens vêm ao encontro das respostas que tanto buscamos nesses tempos. Aliada à experiência dos festeiros mais velhos, com certeza dará um resultado muito positivo”, pontua.

Temática de 2019
A escolha pelo tema da edição da festa desse ano foi definida, em virtude do trabalho que a Igreja no Brasil prepara para a juventude. A temática vem com o objetivo de discernir, o que Fontana chama de “sinais dos tempos” e de corresponder à vontade de Deus. “Queremos retomar um caminho de iniciação à vida cristã. Como Santo Antônio sempre foi apresentado como um grande pregador da palavra de Deus, queremos recuperar o nosso caminho a partir do evangelho. Nós temos muitos cristãos, mas que de fato têm experiência de encontro com Jesus são poucos. Queremos estimular todo esse povo para fixar seus olhos em Jesus. Ele é o caminho que precisa ser recuperado”, explica.

Origem da festa em Bento
A primeira edição da festa de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, foi realizada em junho de 1878, sob a coordenação do padre Giovanni Menegotto, sacerdote de Pádua, Itália, designado para atuar como capelão da então colônia Dona Isabel. O evento foi crescendo no decorrer dos anos até se transformar na maior festa religiosa do município.
No início, as festas eram organizadas pelos vigários da Igreja Matriz. Em 1919, a participação da comunidade é oficializada pela nomeação de Ferrucio Fasolo para o cargo de festeiro. Até a década de 30, o festeiro continuava a ser indicado pelos padres, mas no final desta década, o festeiro começou a ser indicado por sorteio, efetuado nos intervalos de peças teatrais e o nome dele era anunciado em voz alta pelo pároco. No transcorrer do tempo, a organização da festa ficou a cargo de casais. Hoje, a indicação dos novos festeiros é feita pelos anteriores e o convite pelo Conselho Paroquial.

Equipe de casais festeiros
Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani
Fábio Luiz Piazza e Silvana Casagrande Piazza
Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli
José Antônio Rossatto e Clarice Toniolo Rosatto
Ricardo Tonet e Lea Cristiane Gonzatti Tonet
Setembrino do Rosário e Natalina dos Santos do Rosário
Valmor Poletto e Rosila Spadari Poletto