Desde o dia 1º de agosto ocorre a Consulta Popular 2017/2018 em todo o Estado, por meio de voto secreto para votar em diferentes áreas para cada região. Estão habilitados ao voto apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul.

Estes poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes na cédula de votação.
Em Bento Gonçalves, a mobilização é para votação no Projeto 3, que busca a captação de recursos a serem investidos na saúde, visando a ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para os hospitais de alta complexidade e microrregionais, como é caso do Hospital Tacchini.

Por conta disso há um pedido para que as pessoas garantirem o voto. Para classificar o projeto 3 é necessário fazer nesta quinta-feira, 3 de agosto, 1.600 votos. A média diária de votos foi de 639.

O que é?

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Esse valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Neste ano, a iniciativa traz uma mudança estrutural que vai promover a redução das desigualdades regionais no Rio Grande do Sul. A discussão das etapas do processo de elaboração das necessidades das regiões foi baseada no planejamento estratégico dos Coredes e no PPA 2015-2019.

Para o processo 2017/2018, o governo vai destinar R$ 60 milhões do orçamento anual, R$ 10 milhões a mais que no ano anterior. Em 2016, pela primeira vez na história, a Consulta Popular repassou 100% dos recursos previstos para execução dos projetos regionais aprovados.